Lago Fateh Sagar

As surpresas de Udaipur

Chegamos em Udaipur no final da tarde, depois de passarmos o dia em Ranakpur, cidade que visitamos um templo Jain e almoçamos em um bandeijão que pagamos menos de U$1,00 e comemos à vontade, uma comida deliciosamente apimentada.

Templo Jain em Ranakpur
Templo Jain em Ranakpur
Bandeijão no Templo de Ranakpur
Bandeijão no Templo de Ranakpur

Udaipur só me trouxe boas surpresas. A primeira estava nas ruas, foi a cidade mais limpa que passamos até agora na Índia. Para mim, tanto a limpeza quanto os lagos no centro da cidade, eram novidades no cenário indiano.

Lago Fateh Sagar
Lago Fateh Sagar

Andando pelas ruas da cidade, encontramos um casal que havíamos conhecido na noite do deserto e eles sugeriram que visitássemos o templo da cidade. Veio aí a minha segunda surpresa. Dentro do templo, estava acontecendo um festival, em que homens e mulheres ficavam sentados em lados separados. Enquanto eles cantavam e tocavam, as mulheres, todas arrumadas, dançavam no estilo indiano. Ficamos um bom tempo admirando a música, a dança, as pessoas, as preces, os ícones, as cores e as roupas. Foi incrível.

Templo em Udaipur
Templo em Udaipur

A minha terceira surpresa foi nas compras. Ainda não tinha encontrado nenhuma lembrança da Índia que tivesse realmente gostado, mas nessa noite encontrei uma calça, uma echarpe, uma tornozeleira para a minha mãe e uma pulseira para mim. Gastei no total 860 rúpias, ou seja, 15 dólares.

Compras da Kris
Compras da Kris

Na manhã seguinte fomos conhecer a cidade, e passamos por uma loja que me chamou a atenção pelas pinturas expostas. Eu reconheci o estilo, o mesmo que vimos na Fortaleza Mehrangarh chamado “miniature paintings”, que se caracteriza pelos inúmeros detalhes na pintura.

Garden and Cosmos
Garden and Cosmos – Exemplo de miniature paintings

O homem que nos atendeu, nos contou que ele era o responsável por todas aquelas pinturas e que pintou também todos os quadros do filme o Exótico Hotel Marigold que se passa na Índia, mais específicamente em Udaipur. Fiquei muito surpresa pois havia assistido o filme em Julho, e realmente consegui reconhecer alguns cenários.

O Exótico Hotel Marigold
O Exótico Hotel Marigold – filmado no lago Pichola em Udaipur

A minha quarta surpresa, foi ver um templo sendo construído, que com certeza vale um post a parte, que o Igor já providenciou (aqui).

Contrução do Templo
Homem utilizando um peão para ver se a estrutura estava reta

Saímos do templo e fomos procurar um jardim da cidade. No caminho, cruzamos com uma festa no meio da rua. As pessoas estavam muito bem vestidas, e uma carroagem e dois cavalos acompanhavam a multidão animada.

Festa em homenagem a uma criança
Festa em homenagem a uma criança

Percebemos que uma criança estava sendo homenageada e de repente três homens puxaram eu e o Igor para a multidão. Ficamos dançando no meio deles e quando eu virei para o lado, a tal criança estava no meu colo. Fiquei sem saber o que fazer, mas continuei dançando, até que me viro para o outro lado e 3 mulheres estão tirando fotos minhas com a criança. Foi muito engraçado, um desses momentos que você não entende nada e só dá risada. Adorei!

Segundos depois dessa foto, ele já estava no meu colo
Segundos depois dessa foto, ele já estava no meu colo

Essa foi minha quinta surpresa, que fechou de uma forma muito divertida, a minha visita a Udaipur.

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Author: kris