As surpresas de Udaipur
Chegamos em Udaipur no final da tarde, depois de passarmos o dia em Ranakpur, cidade que visitamos um templo Jain e almoçamos em um bandeijão que pagamos menos de U$1,00 e comemos à vontade, uma comida deliciosamente apimentada.
Udaipur só me trouxe boas surpresas. A primeira estava nas ruas, foi a cidade mais limpa que passamos até agora na Índia. Para mim, tanto a limpeza quanto os lagos no centro da cidade, eram novidades no cenário indiano.
Andando pelas ruas da cidade, encontramos um casal que havíamos conhecido na noite do deserto e eles sugeriram que visitássemos o templo da cidade. Veio aí a minha segunda surpresa. Dentro do templo, estava acontecendo um festival, em que homens e mulheres ficavam sentados em lados separados. Enquanto eles cantavam e tocavam, as mulheres, todas arrumadas, dançavam no estilo indiano. Ficamos um bom tempo admirando a música, a dança, as pessoas, as preces, os ícones, as cores e as roupas. Foi incrível.
A minha terceira surpresa foi nas compras. Ainda não tinha encontrado nenhuma lembrança da Índia que tivesse realmente gostado, mas nessa noite encontrei uma calça, uma echarpe, uma tornozeleira para a minha mãe e uma pulseira para mim. Gastei no total 860 rúpias, ou seja, 15 dólares.
Na manhã seguinte fomos conhecer a cidade, e passamos por uma loja que me chamou a atenção pelas pinturas expostas. Eu reconheci o estilo, o mesmo que vimos na Fortaleza Mehrangarh chamado “miniature paintings”, que se caracteriza pelos inúmeros detalhes na pintura.
O homem que nos atendeu, nos contou que ele era o responsável por todas aquelas pinturas e que pintou também todos os quadros do filme o Exótico Hotel Marigold que se passa na Índia, mais específicamente em Udaipur. Fiquei muito surpresa pois havia assistido o filme em Julho, e realmente consegui reconhecer alguns cenários.
A minha quarta surpresa, foi ver um templo sendo construído, que com certeza vale um post a parte, que o Igor já providenciou (aqui).
Saímos do templo e fomos procurar um jardim da cidade. No caminho, cruzamos com uma festa no meio da rua. As pessoas estavam muito bem vestidas, e uma carroagem e dois cavalos acompanhavam a multidão animada.
Percebemos que uma criança estava sendo homenageada e de repente três homens puxaram eu e o Igor para a multidão. Ficamos dançando no meio deles e quando eu virei para o lado, a tal criança estava no meu colo. Fiquei sem saber o que fazer, mas continuei dançando, até que me viro para o outro lado e 3 mulheres estão tirando fotos minhas com a criança. Foi muito engraçado, um desses momentos que você não entende nada e só dá risada. Adorei!
Essa foi minha quinta surpresa, que fechou de uma forma muito divertida, a minha visita a Udaipur.
Comentários
Powered by Facebook Comments