bg

A construção de um templo

Udaipur é um cidade diferente das que havíamos passado até então. Ela foi construída em função de dois lagos, Pichola e Fateh Sagar, que foram construídos no século XVII. Dotados de um sistema de comportas, o nível de ambos está sempre igual.

Lago Fateh Sagar
Lago Fateh Sagar

Essa cidade nos guardou algumas surpresas, mas uma delas merece destaque especial. Na beira do Fateh Sagar, um grupo de indianos constroem um templopara Shiva, o destruidor, e pudemos ver de perto todo o processo. Assim que nos aproximamos, um homem fez questão de nos abordar para nos mostrar com orgulho, o trabalho que estavam fazendo.

Organizados, cada um tinha a sua função dentro daquele grupo. Alguns desbastavam blocos imensos de mármore, outros desenhavam com pequenos formões e martelos, enquanto outros poliam a peça já quase finalizada. Cada um tinha tanto orgulho do que estavam fazendo, que faziam questão de nos chamar para mostrar seu trabalho e posar quando íamos tirar alguma foto.

Desbastando o bloco de mármore
Desbastando o bloco de mármore

Um dos integrantes da equipe se encheu de orgulho ao mostrar o seu filho, que mesmo novo, já fazia parte daquele grupo de devotos que trabalhavam a 15 anos para erguer aquele monumento.

Desenhando no mármore
Desenhando no mármore

Aquelas pessoas dedicaram 15 anos de suas vidas para erguer uma construção feita inteiramente de forma manual,  e sabiam que levariam mais 5 anos para concluir o serviço. Seriam 20 anos no total. E para eles, seriam 20 anos de orgulho e devoção, transformando aquele pedaço de terra em um terreno sagrado antes mesmo de se concretizar um templo.

Testemunhamos durante alguns momentos, a construção de algo que daqui alguns séculos certamente se transfomará em algo histórico e que turistas verão com os mesmos olhos que vimos tantos templos nesse país de fé.

Fachada ainda em construção
Fachada ainda em construção

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Author: igor