Senhor coloca velas em lago, em Pushkar

Pushkar, a cidade sagrada

Pushkar é uma cidade de extrema importância para os hindus. Sua história conta que o demônio Vajra Nahba matou os filhos de Brahma, criado do universo, que por sua vez armou-se com uma flor de lótus e golpeou Vajra Nahba, que morreu. Do impacto, caírem as pétalas da flor de lótus caíram em três lugares. Um deles, é o lago da cidade de Pushkar.

Panorâmica do lago sagrado de Pushkar
Panorâmica do lago sagrado de Pushkar

Esse lago é completamente rodeado por diversos templos e locais para os hindus se banharem, e a cidade é tão importante religiosamente, que foi lá que construíram um dos poucos, se não o único, templo a Lord Brahma. Justamente por esse status, o consumo de álcool, drogas e comida não vegetarianda na cidade é terminantemente proibido, mas a maconha é liberada para fins religiosos. Algo que lemos sobre Pushkar, mas reparamos na Índia inteira: demonstrações pública de afeto entre casais não é comum, e inclusive mal vista em alguns momentos.

Pushkar também foi a cidade com maior concentração de turistas que vimos até agora, alguns deles fiéis, como um senhor em nosso hotel que há oito anos fugia do inverno dos Estados Unidos para o calor indiano.

Foi lá também que criamos coragem para encarar comida de rua indiana. Nos dois dias que ficamos por ali, abusamos da sorte comendo em barraquinhas de higiene duvidosa. Os salgados de rua são recheados com coisas que desconhecemos até o momento, mas muito gostosos, desde que se coma isso pela manhã, enquanto ainda estão frescos. Pois os que sobraram, serão vendidos ao longo do dia e não demora muito até eles ficarem ransosos.

Barraca de salgados, comum no norte da Índia
Barraca de salgados, comum no norte da Índia

Como estavamos as vésperas do Diwali, esbarramos em algumas cenas curiosas, como um senhor que acendia pequenas velas e juntava com uma massinha de comer e uma moeda e colocava tudo no lago. Isso se repetiu diversas vezes, enchendo o lago de pequenos pontos brilhantes.

Senhor coloca velas em lago, em Pushkar
Senhor coloca velas em lago, em Pushkar

Outra caracteristica marcante da cidade é a sua população. Todos são extremamente simpáticos e atenciosos. A família que cuidava do hotel Rising  Star, onde ficamos hospedados, com certeza contrubuiu para que nossa impressão da cidade fosse a melhor possível.

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Author: igor