Batad, um Patrimônio da Humanidade
Depois de um voo um tanto quanto assustador para fugir das monções do Vietnam, chegamos em Manila, capital das Filipinas.
Ficamos apenas um dia no caos e logo fugimos para Batad, pequena vila em que estão localizados os “Terraços de Arroz Ifugao”, considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e a oitava maravilha do mundo pelos Filipinos.
Para chegar lá passamos sete horas em um ônibus, uma hora e quinze em um Jeepeney e caminhamos por uma trilha com as mochilas nas costas por mais uma hora.
Na pequena vila vivem apenas 1500 pessoas que trabalham nas plantações de arroz que foram construídas por tribos indígenas há mais de 2 mil anos. Toda a irrigação é natural, e para mantê-la assim, existe um enorme trabalho de preservação do governo Filipino.
A maior parte dos turistas contratam um guia para andar nos terraços e fazer uma trilha até a cachoeira mais próxima. Como estávamos muito cansados, preferimos apenas passear entre as plantações. A sensação é de andar em um muro em que se você cai para um lado, fica molhado e cheio de barro e se cai para o outro, quebra uma perna. Tive que pedir ajuda para o Igor algumas vezes.
Já passamos por alguns Patrimônios da Humanidade ao longo dessa viagem, e é difícil dizer qual é o mais bonito. Mas com certeza Batad se destaca por servir de subsistência para a comunidade há mais de 2 mil anos e ter um cenário que se renova a cada safra.
Comentários
Powered by Facebook Comments