Igor no Angkor Wat

Os templos do Camboja

Confesso que pouco sabia sobre o Camboja até começar a escrever esse post. Um país pequeno, pouco maior que o Uruguai, que faz parte da Indochina. É uma monarquia constitucional e a língua e o povo recebem o nome de Khmer devido ao império que dominou o país por mais de 600 anos.

Graças ao Império Khmer, diversos templos hinduístas e Budistas foram construidos. Como por exemplo o Angkor Wat, declarado em 1992 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e símbolo presente na bandeira do país.

Igor no Angkor Wat
Igor no Angkor Wat

Angkor Wat é apenas um dos 1000 templos do complexo Angkor, e para conhecer a região fechamos uma diária de Tuk Tuk que nos custou apenas 12 dólares.

Pirop e o seu Tuk Tuk de eixo
Pirop e o seu Tuk Tuk de eixo

O primeiro templo que visitamos leva o nome do complexo e foi o centro político e religioso do Império. A princípio era hiduísta (Deus Vixnu), e posteriormente se converteu ao Budismo, junto com o Rei.

Kris e Igor na entrada do Angkor Wat
Kris e Igor na entrada do Angkor Wat

O templo impressiona pelo tamanho, são 5 torres sendo que a central mede 42 metros. Para acessar essa última etapa é preciso subir 45 degraus de uma escada estreita e íngreme, mas a vista do topo compensa.

Fundo do Angkor Wat
Fundo do Angkor Wat

O segundo lugar que visitamos foi o Angkor Thom, onde fica o Templo Bayon construído em 1190 e famoso pelas imagens do rosto de Buddha nas pedras.

Buddha no templo Bayon
Buddha no templo Bayon

Uma das imagens é perfeita para a foto “beijando o Buddha”

Igor beijando o Buddha
Igor beijando o Buddha

O templo ao lado recebe o nome de Baphuon e foi restaurado pelos franceses e aberto para o público em Julho de 2011. No fundo do templo existe uma imagem de Buddha deitado feito de pedras.

Buddha deitado feito de pedras
Buddha deitado feito de pedras

O último templo que passamos, o Ta Phrom, está em processo de restauração em parceria com a Índia. Ele impressiona pela mistura da arquitetura com a natureza. As raízes das árvores douradas e prateadas parecem escalar as paredes de pedra.

Árvore dourada no Templo Ta Phrom
Árvore dourada no Templo Ta Prohm

 

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Author: kris