O melhor mergulho de nossas vidas
Com mais ou menos 170 mergulhos, já passei por alguns pontos fascinantes como as Similan Islands, Abrolhos, Lagoa Misteriosa e Fernando de Noronha. Mas tenho que confessar, e o Igor concorda comigo, que os dois mergulhos que fizemos em Sipadan passaram na frente, e agora ocupam a primeira posição do nosso ranking.
Toda a nossa experiência foi incrível, para começar que ficamos hospedados em Mabul Island, uma daquelas ilhas paradisíacas com bangalôs suspensos que são destinos de diversos casais em lua de mel. O nosso hotel era um pouco mais simples, sem água quente e ar condicionado mas com todas as deliciosas refeições inclusas.
Por se tratar de um resort de mergulho, conhecemos muitos mergulhadores, desde um videographer que trabalha para a National Geographic até 2 australianos e uma belga com quem bebemos e rimos muito todas as noites que passamos lá.
Mergulhamos por 5 dias na região, sendo que 4 deles nas ilhas ao redor de Sipadan.
Cruzamos com diversos animais estranhos que nos chamaram a atenção pelas cores,
pelo tamanho,
pelo formato
e pela simpatia.
Mas foi Sipadan que realmente nos encantou. Ela é a única ilha oceânica da Malasia, que sobe 600 metros do fundo do mar. Isso significa que quando você está mergulhando e olha aquele barranco do seu lado esquerdo, é uma queda de 600 metros.
O recife de coral que mergulhamos demorou milhares de anos para crescer, pois estão localizados em cima de um vulcão inativo. Mais de 3.000 espécies de peixes vivem por lá, no momento em que você coloca a cabeça de baixo da água, tem a sensação de entrar em um mundo encantado.
Encontramos muitas tartarugas no nosso caminho, inclusive quase bati minha nadadeira sem querer em uma delas pois não notei a sua presença. Elas chegam muito perto e sem medo, nadam junto conosco.
Os tubarões fazem o mesmo, mas confesso que tenho um pouco de medo da companhia deles. Vimos mais de 20 tubarões, das espécies white e grey tip que nadam entre os outros peixes mostrando toda a sua graça.
Nos primeiros 3 minutos de mergulho cruzamos com mais de mil Jackfishes que se movimentavam em harmonia, fazendo uma dança em que todos nós estávamos convidados a participar.Entrei no meio deles, mas saí assim que vi um tubarão fazendo o mesmo.
Encontramos depois um cardume de barracuda tão grande quanto o anterior e para fechar com chave de ouro os bumphead parrotfishes apareceram.
Foi um espetáculo, era muita beleza concentrada no mesmo lugar para ser verdade. Eu podia mergulhar ali para sempre, mas infelizmente tivemos apenas um dia pois os acessos são limitados a fim de preservar a região.
Agora que vocês leram toda a história, reconhecerão os personagens aqui:
Comentários
Powered by Facebook Comments