Muay Thai no estádio Lumpini

Muay Thai

Desde de que assisti ao Anderson Silva no UFC, passei a achar lutas um programa divertido. Na Tailândia, o Muay Thai predomina e o comportamento dos tailandeses em relação a ele, é muito parecida com a dos brasileiros em relação ao futebol.

Existem 3 grandes estádios em Bangkok (Lumpini, Rajadamnern e Channel 7) e é possível assistir à lutas 6 vezes por semana. No final de semana os combates são exibidos na televisão nacional.

Muay Thai no estádio Lumpini
Muay Thai no estádio Lumpini

Chegamos tímidos, juntos com alguns outros gringos que diferente de nós pagaram pelo ingresso VIP (2.000 Bath / R$140), em que você senta praticamente dentro do ringue. Ficamos com a galera do fundão, ou seja, os fervorosos tailandeses que vibram e apostam durante toda a luta.

A responsável por organizar as apostas ao nosso lado era uma mulher com cara de tia da feira. Rimos a noite toda com a galera torcendo, eles gritavam e davam muita gargalhada a cada golpe.

Existem vários rituais que antecedem a luta de Muay Thai. Os lutadores entram no ringue com uma coroa na cabeça e braceletes que não só indicam a origem dos mesmos, como serve de proteção. Antes de lutar fazem orações nos 4 cantos do ringue, ajoelham no meio e começam a fazer uma dança para mostrar suas habilidades ao adversário ou fazer uma reverência ao seu Deus.

Uma banda acompanha todo o combate, as músicas são tocadas ao vivo de acordo com o ritmo da luta. Essa é uma das poucas tradições que não se perdeu ao longo dos anos.

E o restante, só vendo para entender.

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Author: kris