Mergulhando na Lagoa Misteriosa
Acordamos cedo, ansiosos para o que estava por vir. Um dia inteiro debaixo d´água, sendo que a manhã estava reservada para realizar um sonho: mergulhar na Lagoa Misteriosa, em Jardim / MS.
Já no receptivo do Recanto Ecológico Rio da Prata somos recebidos por Araras, Papagaios, Caboré, e vários pássaros dão o ar da graça.
Vamos em direção a Lagoa, e quando chegamos temos nosso fôlego roubado pela vista, assim como pelos 179 degraus que nos aguardam.
Já no meio do caminho, é possível entender alguns dos motivos do nome desse lugar. A forma como o Sol incide, a água azul e cristalina fazem com que o lugar tenha um ar quase espiritual.
Todo o resto fica por conta da história e geografia. João, o nosso guia conta que os antigos criadores de gado da região, ao recolher os bois que ficavam perto da lagoa, ouviam vozes que subiam pela dolina e por isso achavam que era uma região assombrada. Depois, descobriu-se que essas vozes são consequência dos ventos e dos animais que vivem por ali.
Com profundidade total ainda desconhecida, a Lagoa Misteriosa figura do hall de cavernas mais profundas do país, depois que Gilberto Menezes de Oliveira mergulhou até os impressionantes 220m e mesmo assim não atingiu o seu fundo. Ela possui dois grandes poços, e começamos pelo mais largo, o B.
Caímos na água, e começamos a descida. Chegamos a 25 metros e a temperatura da água manteve-se firma nos 24°. Olhamos para cima, e é possível ver as árvores 25 metros e 179 degraus acima da gente. Os raios de Sol cortando a água, como em uma pintura religiosa. Não existem palavras para descrever a sensação, pois não parecia que estávamos mergulhando, mas sim flutuando.
Subimos aos 5 metos, e partimos para o poço A. Esse um pouco mais estreito, e nivelamos aos 17 metros. Ficamos explorando, olhando os detalhes das paredes, e 30 minutos depois, o triste sinal de fim de mergulho.
Encaramos os degraus da volta, almoçamos e deitamos nas redes, esperando para cair na água de novo. Agora, era a vez da flutuação no Rio da Prata, que também merece um post só para ele.
Comentários
Powered by Facebook Comments