Tubarão Baleia

Do menor primata ao maior animal marinho do mundo

As nossas duas últimas aventuras nas Filipinas foram um tanto quanto extremas. Queríamos conhecer o menor primata do mundo, e na sequência, o maior animal marinho do mundo.

O primeiro estava em Bohol, a terceira maior ilha das Filipinas onde estão localizadas também as Colinas de Chocolate.

Colinas de chocolate de Bohol
Colinas de chocolate de Bohol

São mais de 1200 colinas semelhantes, em formato cônico, que durante o verão ficam marrom da cor de chocolate. Para chegar até lá, alugamos uma moto.

Kris e Igor nas Colinas de Chocolate
Kris e Igor nas Colinas de Chocolate

Nossa segunda parada foi no Tarsier Sanctuary. Esse bichinho estranho de olhos arregalados está em extinção, e Carlito Pizarras é o homem responsável pela conservação da espécie e do santuário.

Tarsier, o menor primata do mundo
Tarsier, o menor primata do mundo

Os Tarsier são muito curiosos. De hábitos noturnos, eles se alimentam de pequenos insetos e podem virar suas cabeças em 360 graus, mais não conseguem mexer seus olhos.

A fêmea carrega apenas um filhote por vez, que nasce do tamanho de um polegar depois de 6 meses de gestação.

Tarsier Sanctuary Bohol
Tarsier Sanctuary Bohol

Saímos de lá rumo a Oslob para encontrar o nosso primeiro Tubarão Baleia. Foi definitivamente um encontro marcado, daqueles que lembraremos pelos restos de nossas vidas.

Tubarão Baleia
Tubarão Baleia em Tan-awan, Oslob

Há mais ou menos dois anos, os pescadores da região começaram a reclamar de uma espécie de “peixe gigante” que atrapalhava a pescaria. Esses bichos vinham atrás das iscas, e muitos se assustavam com o seu tamanho.

Conhecemos uma senhora que comprou uma casa na região há mais ou menos 3 anos, e foi alertada pelo antigo proprietário que por ali havia um bicho estranho, uma espécie de baleia, e que ela deveria tomar cuidado na hora de pular no mar.

Igor com o Tubarão Baleia
Igor com o Tubarão Baleia

Em Setembro de 2011, um dos pescadores, teve a brilhante ideia de jogar as iscas para o tubarão baleira fazendo com que ele o seguisse até uma loja de mergulho ali perto. Foi aí que começou o turismo na região.

Kris com o Tubarão Baleia
Kris com o Tubarão Baleia

O encontro dura 30 minutos e somos obrigados a manter uma distância de 4 metros deles. Só que a regra não vale para eles, que quase encostaram em nós algumas vezes.

Óbvio que fiz um vídeo do nosso encontro

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Author: kris