Do menor primata ao maior animal marinho do mundo
As nossas duas últimas aventuras nas Filipinas foram um tanto quanto extremas. Queríamos conhecer o menor primata do mundo, e na sequência, o maior animal marinho do mundo.
O primeiro estava em Bohol, a terceira maior ilha das Filipinas onde estão localizadas também as Colinas de Chocolate.
São mais de 1200 colinas semelhantes, em formato cônico, que durante o verão ficam marrom da cor de chocolate. Para chegar até lá, alugamos uma moto.
Nossa segunda parada foi no Tarsier Sanctuary. Esse bichinho estranho de olhos arregalados está em extinção, e Carlito Pizarras é o homem responsável pela conservação da espécie e do santuário.
Os Tarsier são muito curiosos. De hábitos noturnos, eles se alimentam de pequenos insetos e podem virar suas cabeças em 360 graus, mais não conseguem mexer seus olhos.
A fêmea carrega apenas um filhote por vez, que nasce do tamanho de um polegar depois de 6 meses de gestação.
Saímos de lá rumo a Oslob para encontrar o nosso primeiro Tubarão Baleia. Foi definitivamente um encontro marcado, daqueles que lembraremos pelos restos de nossas vidas.
Há mais ou menos dois anos, os pescadores da região começaram a reclamar de uma espécie de “peixe gigante” que atrapalhava a pescaria. Esses bichos vinham atrás das iscas, e muitos se assustavam com o seu tamanho.
Conhecemos uma senhora que comprou uma casa na região há mais ou menos 3 anos, e foi alertada pelo antigo proprietário que por ali havia um bicho estranho, uma espécie de baleia, e que ela deveria tomar cuidado na hora de pular no mar.
Em Setembro de 2011, um dos pescadores, teve a brilhante ideia de jogar as iscas para o tubarão baleira fazendo com que ele o seguisse até uma loja de mergulho ali perto. Foi aí que começou o turismo na região.
O encontro dura 30 minutos e somos obrigados a manter uma distância de 4 metros deles. Só que a regra não vale para eles, que quase encostaram em nós algumas vezes.
Óbvio que fiz um vídeo do nosso encontro
Comentários
Powered by Facebook Comments