f y r
_

Songkran, o ano novo Tailandês

Chegamos na Tailândia em 2556, e já comemoramos 2 anos novos por aqui. O primeiro, de acordo com o calendário Chinês, no dia 10 de Fevereiro. E o segundo, com o calendário sul asiático, no dia 13 de Abril.

O Songkran é um período de limpeza, não só das casas e templos como também de suas vidas. É o momento de deixar pra trás tudo que não deu certo a fim de renovar as energias para o próximo ano. A água que eles utilizam para limpar os templos budistas de suas casas é utilizada mais tarde como uma forma de abençoar o próximo.

Em teoria é tudo muito bonito, mas na prática é muito mais divertido.

Pai e filho mantendo a tradição da purificação
Pai e filho mantendo a tradição da purificação do Songkran

Abril é o mês mais quente do ano, os tailandeses são muito animados e os gringos estão aqui para se divertirem. O resultado? Uma mistura de gente, balde, água, suor, mangueira e arminhas de água que fazem desse, o dia mais divertido do ano.

Songkran na praia de Sairee em Koh Tao
Songkran na praia de Sairee em Koh Tao

É impossível andar 100 metros de casa sem ser molhado, não importa se você é estrangeiro ou local, se está a pé ou dirigindo uma moto sem capacete com 4 pessoas na garupa, você receberá um balde de água na cabeça. E se tiver sorte como o Igor, será purificado com talco na sequência.

Igor "armado" com talco no rosto
Igor “armado” com talco no rosto

Um dos restaurantes da ilha, construiu um tobogã para garantir que todos os seus clientes se molhassem.

Kris no tobogã do Fishbowl
Kris no tobogã do Fishbowl

O serviço era completo, além do tobogã, podíamos usar as estações de lavagem de equipamento de mergulho para carregar as armas.

Igor carregando a nossa arma de água
Igor carregando a nossa arma de água

Toda essa comemoração me lembrou muito o Carnaval no interior do Brasil. São muitas semelhanças, é o que me faz gostar daqui cada vez mais.

Igor e Andi em Sairee
Igor e Andi em Sairee

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Share