f y r
_

Sobre Trabalho Voluntário

Depois de estudar nosso roteiro por toda a Índia, que óbvio sofreu alterações pesadas ao chegarmos aqui, decidimos dedicar 7 dias de nossa viagem exclusivamente a Varanasi. Um dos motivos era a história e importância da cidade, mas o principal foi que queríamos fazer nosso primeiro Trabalho Voluntário.

Ficamos sabendo do Saraswati Education Center ainda no Brasil. Ela é uma ONG coordenada pelo Somit, e em algumas horas no dia tira crianças pobres da rua e as leva para uma sala de aula, onde são ensinadas disciplinas como Matemática, Hindi e Inglês, língua tão importante em um país que tem no turismo uma das principais fontes de renda.

Chegamos tímidos, tentando entender como as coisas aconteciam. Eram aproximadamente 10 crianças, de todas as idades e níveis. Algumas eram extremamente inteligentes, e colocavam grande parte dos “professores” em apuros, quando tínhamos que corrigir algumas contas sem calculadoras. Já outras eram praticamente analfabetas. Mas uma coisa todas elas tinham em comum: a vontade de ser criança e brincar o tempo todo.

Criancas brincando
Criancas brincando

No início, elas venceram. O grupo resolviam 3 contas, copiavam 2 linhas de texto e começavam a pular corda. Mas, conforme a semana foi passando, também fomos aprendendo a lidar com eles e achando métodos para foca-los. A professora Kris conseguiu dois alunos aplicados, simplesmente com o fato de usar uma caneta vermelha para corrigir e escrever “Very Good! :)” em seus cadernos.

Professora Kris ensinando o ABC
Professora Kris ensinando o ABC

No final da semana, já era possível perceber avanços nas crianças. Algumas aprenderam o alfabeto, outras melhoraram a leitura e houveram até as que aprenderam a multiplicar com vários números.

Igor ensinando cores ao Dipu
Igor ensinando cores ao Dipu

Agora, a lição que nós aprendemos, é que com muito pouco dinheiro e muita força de vontade, conseguimos realmente fazer uma grande diferença no futuro de algumas pessoas.

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Share