f y r
_

Sobre a Noruega

Desde 2001, a Noruega é classificada pela ONU como o melhor país do mundo para se viver. Passamos apenas 7 dias por lá e conseguimos perceber a riqueza e o desenvolvimento a todo momento.

A história do país é antiga, os primeiros habitantes surgiram no final do Paleolítico Superior, no último período glacial da Terra. Mas o que nós conhecemos da Antiga Noruega são os Vikings e suas navegações.

Museu do Barco Viking, Oslo
Museu do Barco Viking, Oslo

Os piratas nórdicos viveram na região da Escandinávia (Noruega, Suécia e Dinamarca) do século VIII até o XI. Eles invadiram, saquearam e colonizaram parte do Norte da Europa e Ilhas como o Reino Unido e a Groenlândia utilizando seus velozes barcos, chamados de “Dragão”.

Atualmente, a Noruega é uma monarquia constitucional com sistema parlamentar de governo, ou seja, o Rei Haroldo V é o chefe de estado, enquanto o primeiro ministro é o chefe de governo.

Casa de Verão do Rei em Bergen 7695
Casa de Verão do Rei em Bergen

Apenas 5 milhões de pessoas vivem na Noruega, e na sua capital Oslo, são apenas 630 mil habitantes. A saúde e educação (inclusive o ensino superior) são subsidiados pelo governo, e não é necessário ser um norueguês para ter acesso a esses benefícios. No país mais desenvolvido do mundo, o governo acredita que o acesso ao conhecimento é direito de todos, e no futuro o país se beneficiará disso.

Oslo é uma das capitais mais velhas da Europa, surgiu por volta do ano 900 e em 1300 já era um importante centro comercial. Atualmente a cidade está passando por uma das maiores mudanças da sua história, rodovias estão sendo construídas abaixo d’água deixando os litorais e Fiordes livres para recreação, acomodação e atrações culturais. Um exemplo disso é a Opera House construída em frente ao Fiorde de Oslo.

Opera House de Oslo
Opera House de Oslo

Existem diversos pontos turísticos interessantes em Oslo. Nossa primeira parada foi no Parque Vigeland para conhecer as 212 expressivas esculturas do norueguês Gustav Vigeland que estão distribuídas em todo o parque.

Escultura no Parque Vigeland
Escultura no Parque Vigeland
Escultura no Parque Vigeland
Escultura no Parque Vigeland
3 gerações no Parque Vigeland
3 gerações no Parque Vigeland

O Museu do Barco Viking apresenta três barcos originais que foram queimados e mais tarde encontrados em escavações feitas ao redor de Oslo. Conseguimos ver não só os “Dragões” restaurados, mas também artefatos da época que foram encontrados dentro deles.

Museu do Barco Viking
Museu do Barco Viking
Durante o inverno é possível esquiar em parques próximos a cidade (apenas 20 minutos do centro), assim como assistir a campeonatos no Ski Jump de Holmenkollen, uma pista de Ski construída em 2010, com 60 metros de altura e quase 100 metros de comprimento.
Holmenkollen Ski Jump. Foto: jdsa.eu
Holmenkollen Ski Jump. Foto: jdsa.eu
Holmenkollen Ski Jump. Foto: jdsa.eu
Holmenkollen Ski Jump. Foto: jdsa.eu

Outra atração que só se pode ver no Inverno são as auroras boreais, que com certeza nos trarão de volta a essa região do mundo em breve.

Auroras Boreais na Noruega
Auroras Boreais na Noruega

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Share