f y r
_

O abraço da Amma

Não poderíamos vir para o Ashram e não receber o nosso Darshan, o famoso abraço da Amma. Não pensem que foi um trabalho fácil, até porque se o fosse não seria Índia, precisamos passar por três obstáculos até chegarmos aos braços da Guru.

Entrando no Templo um dia depois do almoço, percebi um movimento muito grande de pessoas próximo ao palco, e isso por aqui significa Darshan. Corri para chamar o Igor e juntos fomos até o final da fila quando fomos abordados por uma mulher vestida de laranja. Ela perguntou se estaríamos aqui no dia seguinte, e pediu que voltássemos pela manhã uma vez que a Amma não estava se sentindo bem.

Comentamos sobre o ocorrido com o nosso supervisor que ficou indignado alegando que ela nunca fica doente e nem recusa um abraço sequer. Ele disse que as devotas inventam histórias para poupá-la do esforço. Nos sentimos uns trouxas e percebemos que para atingir o nosso objetivo precisaríamos passar por cima da nossa ingenuidade.

No dia seguinte, senhas foram distribuídas para organizar e priorizar as pessoas que ainda não haviam recebido o Darshan. Voltamos ao templo no horário informado e encontramos a mesma mulher de laranja varrendo o chão, ou seja, já tinha acabado. Ao ver a nossa frustração, ela prometeu que nos colocaria no início da fila no próximo dia.

Ficamos indignados, dessa vez com as pessoas que inventaram uma informação sem saber ao certo o que aconteceria. Mas para receber o nosso abraço, teríamos que passar por cima da nossa intolerância.

Na nossa terceira tentativa, chegamos na entrada do templo furando a fila dos indianos e fomos com foco, direto na nossa amiga. Conforme o combinado ela nos colocou no início da fila, dentro do palco para ser mais específica. Ficamos observando a Amma abraçar os seus devotos, presenciamos inclusive um casamento, e é impressionante ver a sua dedicação com cada pessoa.

Para receber o Darshan você informa a uma assistente a sua língua e se está com a sua família. Conforme essa informação é passada para frente, você é colocado de joelhos. Na sua vez, uma mão te coloca na frente da Amma e outra encaixa a sua cabeça em seu peito. Ela te abraça. Junto com o abraço ela diz algumas coisas no seu ouvido e ao final te entrega um chocolate e um saco de cinzas sagradas.

As pessoas interpretam o Darshan de diferentes formas. Ouvimos relatos que variam desde um abraço acolhedor de mãe, até uma orientação divina. Segundo o nosso supervisor, não foi à toa que passamos por todos esses obstáculos antes de atingir o nosso objetivo.

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Share