f y r
_

Mergulho #100

No dia 23 de Março completei meu centésimo mergulho. Não mergulhei pelada conforme a tradição, mas foi um momento que lembrarei para sempre.

Nudibrânquio em Koh tao

O ponto era o Aow Leuk, com profundidade máxima de 16 metros e pouca vida marinha. Nosso grupo era composto por 3 Divemasters e uma mergulhadora básica, no caso a minha mãe que não mergulhava desde que ficou “horrorizada” ao ver os filhos dando cambalhota no fundo do mar com apenas 15 anos de idade.

Minha mãe pronta para o seu primeiro mergulho
Minha mãe pronta para o seu primeiro mergulho

Ainda no barco, eu e o Igor tiramos todos os medos dela, mas mesmo assim ela desceu com os olhos arregalados e preocupada se estava fazendo tudo certo. Chegando no fundo, percebi que ela ainda estava um pouco tensa, até eu pegar na sua mão.

Eu e minha mãe de mãos dadas no fundo do mar
Eu e minha mãe de mãos dadas no fundo do mar

Ficamos de mãos dadas durante todo o mergulho e no final ela já estava brincando com os corais e seguindo os peixes.

Árvore de Natal entre os corais
Árvore de Natal entre os corais

Um dos peixes que ela seguiu, foi o Titan Trigger Fish, famoso na região por ser muito territorialista e atacar mergulhadores que invadem seu espaço. Ao ver minha mãe se aproximando dele, a puxamos pelo cilindro, mas já era tarde demais, ele já estava irritado.

O Igor em um ato heróico, se colocou entre o peixe e o grupo chamando a atenção do Trigger para ele. Eu tirei a minha mãe do local do combate, seria muito trágico se em seu primeiro mergulho, depois de tantos anos, ela perdesse um dedo.

Titan Trigger Fish
Titan Trigger Fish

Acompanhei o combate de longe, fingindo que estava tudo bem para a minha mãe não entrar em pânico, mas ao mesmo tempo muito preocupada com o Igor. A primeira vez que olhei para trás, vi o peixe correndo em direção a ele. Na segunda, ele batendo no peixe com a nadadeira e na terceira, ele e o Divemaster nadando em nossa direção, encerrando o mergulho.

A luta durou aproximadamente 5 minutos e o Igor saiu apenas com uma mordida na nadadeira. O mergulho durou 35, e minha mãe saiu animada para fazer o próximo.

Igor, Eleanor e Kris no final do mergulho
Igor, Eleanor e Kris no final do mergulho

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Share