f y r
_

Malapascua, paraíso intocado

Malapascua é uma ilha minuscula, localizada próxima ao extremo norte da Ilha de Cebu. Com areia branca, água transparante e quente, é destino certo para mergulhadores que vão até as Filipinas.

Sua fama vem principalmente por ser o único ponto do mundo que é quase garantido ver os Tresher Sharks. Aqui, esses tubarões que vivem em profundidades de até 500m, sobem para níveis como 35m para visitarem estações de limpeza. Sua principal característica é sua nadadeira traseira, que chegam a ser responsáveis por 50% do tamanho do seu corpo, que é alongado e fino. Devido a profundidade que habita, seus olhos gigantes são grandes e pretos, e por serem habituados a pouquíssima luz, temos que partir ainda de madrugada, o que fez com que tivéssemos cenários maravilhosos logo cedo.

Nascer do Sol em Malapáscua, já abordo
Nascer do Sol em Malapascua, já abordo

Nosso primeiro mergulho em Malapascua foi um tanto quanto desafiador. Com profundidade média de 35m, estávamos vagando no meio do oceano. Nadando em um trecho com profundidades de 200m, sem nenhuma referência visual para nos orientar, tivemos que ficar de olho na profundidade marcada pelos computadores de mergulho o tempo todo. Tudo isso para arriscarmos nossa sorte e ir contra nossas baixíssimas chances de encontrar com os famosos Tubarões Martelo.

Depois de 10 minutos navegando no extremo azul, avistamos 3 deles 20 metros abaixo de nós, que já estávamos aos 35m. Infelizmente, a distância e falta de luz nao nos permitiu registrar o encontro.

No dia seguinte fomos atrás dos Treshers. Zarpamos da ilha as 4h45 e as 5h48 estávamos a 30 metros de profundidade, admirando 3 deles indo e vindo na imensidão azul.

Tresher Shark em Monad Shoal
Tresher Shark em Monad Shoal

Fizemos mais 3 mergulhos em recifes de corais, mas depois dos tubarões  o que mais chamou a atenção foi o mergulho noturno para vermos os Peixes Mandarim procriando. Após 45 minutos assistindo a peixes fazendo sexo, seguimos mergulhando e encontramos a maior concentração de cavalos marinho do mundo.

Peixe Mandarim
Peixe Mandarim

 

Um dos diversos cavalos marinhos
Um dos diversos cavalos marinhos
Frog fish gigante
Frog fish gigante
Peixe palhaço nas anêmonas
Peixe palhaço nas anêmonas

 

 

 

 

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Share