f y r
_

6 Destinos na América do Sul

Quando começamos a falar sobre viajar, dois anos atrás, tínhamos que definir para onde. A escolha na época foi simples e pareceu muito óbvia: Ásia. Só ela oferecia tudo o que queríamos. Diferenças drásticas culturais, cenários paradisíacos, baixo custo de vida e principalmente, a sensação de ter cruzado o mundo para viajar. A kilometragem percorrida faz uma massagem gostosa no ego do viajante, por mais que se negue.

Mas foi durante o tempo que ficamos fora, que percebemos isso, o que me fez olhar com um carinho especial para nosso quintal: os nossos países vizinhos. Sempre houveram destinos na América do Sul que quis conhecer, e agora, depois de cruzar mais de 20.000 kms, definitivamente esses lugares subiram na lista de prioridade.

Salar de Uyuni

O maior deserto de sal do mundo, fica bem aqui do nosso lado. Depois de três dias de viagens de ônibus, chegamos em Uyuni, de onde saem todos os carros 4×4 que fazem a travessia do deserto em três dias. Esse passeio já riscamos da lista e por isso vem primeiro, mas definitivamente faríamos de novo.

4x4 no Salar
4×4 no Salar

Ilha de Páscoa

Talvez o destino que mais gostaria de conhecer atualmente, ela recebe esse nome pois foi descoberta no domingo de Páscoa em 1722. São em torno de 800 esculturas que representam homens e que foram feitas e erguidas a mais de mil anos. Existem diversos mistérios circundando as estátuas, como por exemplo como os rapanuis faziam para transporta-las após esculpi-las.

Ilha de Páscoa. Foto: Chris Schmid
Ilha de Páscoa. Foto: Chris Schmid

 

Deserto do Atacama

Conhecido como o deserto mais alto e mais árido do mundo, o Deserto do Atacama é frequentemente comparado com Marte. Geralmente, sua travessia é feita junto da do Salar de Uyuni, pela proximidade dos dois desertos.

Deserto do Atacama. Foto: Zhuzhu
Deserto do Atacama. Foto: Zhuzhu

Ushuaia

Também conhecido como a Terra do Fogo, o ponto mais próximo do Polo Sul é de território argentino, e com certeza vou pra lá para ver ao vivo e de perto os sensacionais pinguins.

Ushuaia. Foto:  Dmitry Saparov
Ushuaia. Foto: Dmitry Saparov
Ushuaia Pinguins. Foto:  Valentina Gabusi
Ushuaia Pinguins. Foto: Valentina Gabusi

Cataratas do Iguaçu

Essa maravilha com cerca de 275 quedas d’água é binacional, e 20% fica em território brasileiro. Já foi palco de diversos filmes, como Tarzan e Indiana Jones.

Cataratas do Iguaçu. Foto: Martin St-Amant
Cataratas do Iguaçu. Foto: Martin St-Amant

Machu Picchu

Esse a Kris já conhece, o que vai facilitar a minha ida pra lá, pois terei uma guia particular. Machu Picchu dispensa apresentações, mas precisa ser visitado logo, pois há rumores de que até 2020 o parque será fechado pois está entrando em colapso.

Machu Picchu. Foto: Aichimago
Machu Picchu. Foto: Aichimago

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Share